Quando ser fiel não é legal: literatura no youtube.
Nem sei mais ao certo como cheguei à matéria do post, mas o caminho tortuoso e mais ou menos assim: assisti a um trailler de um filme, um dos links ao lado era do BUDAPESTE, dele pulei para uma entrevista do Lourenço Mutarelli, do carequinha autor de O Cheiro do ralo, vi um link de uma adaptação de um conto do mesmo escritor, vi, depois um link para uma adaptação de um conto do Daniel Galera. É isso.
O assunto do post vai rodear (sem querer chegar a lugar nenhum) a essa coisa youtube de filmar e a literatura de hoje. Tem muita coisa sendo feita nesse sentido, várias experiências que podem ser classificadas desde do "que merda é essa?" ao "bom pra cacete!" A maioria é trabalho de conclusão de curso de faculdade, há também amigos que se reúnem ao melhor estilo "vamos fazer um filme?", estudantes de ensino médio e cinéfilos de plantão... vi diversos filmetes, mas me chamou a atenção a o curta do "Todas as rosas do balde", em cima do conto homônimo de "Dentes Guardados", 1º livro do Daniel Galera.
O que eu acho curioso nele é a adaptação do texto: fidelíssima ao texto e isso o deixou... chato. A todo hora (toda hora mesmo) ouço isto: "o livro é melhor que o filme..." blá-blá-blá "a adaptação não honrou a obra..." blá-blá-blá por ai eternamente - e raramente discordo e também não raramente faço coro (vide o filme "Fatal' basedo em "Animal Agonizante" de Phillip Roth, já dito aqui, mas que não tive coragem de fazer um novo post).
A fidedignidade ao texto (ou a falta dela) de onde normalmente parte a 1ª crítica que fazemos quando uma obra literária é transposta à tela (ou ao hd) eu acho que eu nunca tinha feito o contrário: "Esse filme é fiel demais ao livro: é uma droga!" :)
Também são raros os caso em que tanto o livro e filme satisfazem, eu conheço pouco exemplos, mas um que eu gosto sempre de citar é "Clube da Luta" e mais, chego aadmitir que o filme e melhor que o livro. Gênio mesmo, era Hitchcock e seus roteiristas, que pegam livros ruins e tranformamvam em operas cinematpgráficas...
Nunca estamos satisfeitos...
1 comentários:
Teu blogue tá lindo por dImais, sô!
Postar um comentário