A tirinha mais triste do mundo

Hoje, no metrô, tive um encontro fortuito com um amiga que  não via há muuuito tempo. Foi muito bom. Após o "Oiii" de surpresa, os três beijinhos habituais de saudação, entabulamos um ótimo e variado bate-papo que abarcou desde as eleições americanas à tirinhas de história em quadrinhos, que é a razão-mor desse post. 
Enquanto conversávamos fomos surpreendidos por uma cena... passou por nós um menino loiro, com cara de levado, e uns 9 anos com sua mãe (suponho). Tinha o cabelo espetado, desses que não assentam no lugar e vestia uma camisa vermelha de listras pretas finas, nas costa uma mochila em forma de... tigre. Ficamos pasmos. O menino era a versão on the real world do Calvin!!! Se ali houvesse uma competição de cosplay, de certo ganharia o primeiro lugar!!! Pois bem, foi rápido, muito rápido, mas o pensamento da minha amiga e o meu foi o mesmo: "Preciso registrar isso."... 
A foto ficou uma porcaria: pouco megapixels, distância, metrô cheio; eles saíram rápido e o trem também; a minha foto ficou tão tremida que é só um borrão. Enfim, não deu para imortalizar o Calvin tupiniquim; a nossa conversa mudou de rumo ali, passamos a falar das tirinhas do Calvin e Haroldo, não vou nem cair no óbvio e dizer o quão boas eram  e importantes para toda uma geração 90, que via nas peripécias e "fugas", pela via da imaginação do moleque, uma própria fuga do mundo politicamente correto que se consolidava. O fato é que essa minha amiga, bem, ela não sabe modular a voz... a nossa conversa podia ser ouvida por qualquer um (e daí???); um homem notou o nosso papo e também reparou na semelhança do menino com o Calvin... logos estávamos os três conversando -  eu ganhei uma aula sobre Calvin & Haroldo - o senhor, sim, senhor, sabia muito sobre eles (e outras HQ's também) e que resumo mais ou menos assim o que rolou:
Oficialmente, a última tira publicada é de 31 de dezembro de 1995 e desde então Calvin & Hobbes (nome orignal do tigre) são fenômenos em todo tipo de mídia, melhor: são cult. Não faltam na net comunidades, fóruns, blogs, sites para download sobre as personagens até hoje, lá se vão 13 anos da última história. Mais que isso, ululam fanstrips, tirinhas criadas pelos próprios fãs, que dão continuidade à série - algumas muito boas por sinal, tanto gráfica ou literariamente falando. 
Algum tempo depois de finda a publicação e com a popularização da Internet começou-se um boato de uma "última tirinha não publicada" - nos moldes dos vários finais de Caverna do Dragão -, resumindo a história: teve de tudo! De Calvin  se mudando e esquecendo Hobbes em casa e de Susie encontrando o tigre a Calvin morrendo de leucemia(!). Nesse mundo de possibilidades, uma tirinha se destacou (quase uma lenda urbana) a ponto de perguntarem a Will Watterson, o criador,  se ele havia escrito sob algum pesudônimo - o que foi veemente negado. Até que, finalmente, o dono da tirinha apócrifa deu as caras, um estudante de artes. Feita por um fã (dã!) que realizou o trabalho para uma atividade de faculdade, proposta pelo seu professor que pedia: "Se você pudesse desenhar a última tirinha de Calvin, como ela seria?" 
Eis (devidamente traduzida):  
calvinapocrifo
   Assombram a qualidade do traço do estudante e a simplicidade da mensagem. Digam se não é a "tirinha mais triste do mundo", como ela ficou conhecida.

{post dedicado à Fèfe}

*ERRATA: o nome correto do autor é "Bill" e não "Will, como eu escrevi... no fundo é tudo William, rs.

16 comentários:

Bruna Mitrano disse...

Que liiinda! Quase chorei aqui, o fim de uma era...rs
Poxa, nem conseguiu fotografar o Calvin real? Andou!rs

Unknown disse...

Pois é né, extremamente forte. e o Calvin nem dedica um olhar ao Haroldo!

Anônimo disse...

Amei!
Acho que estou precisando andar mais de metrô. Certas coisas não se acham das janelas dos carros..

Anônimo disse...

Realmente, muito triste. Calvin foi realmente um marco, agora, você saberia dizer qual foi a última tirinha mesmo???

Unknown disse...

Anônimo 1: Acredito que esse tipo de encontro que tive só aconteça em transportes coletivos, são casos raros, na maioria só há inconvenientes e falta de conforto. apesar de eu adorar metrô. Quanto ao carro, rsrs, passe a dar mais caronas...

Anônimo 2: É do dia 31/12/95... vou tentar baixar de algum lugar. A história dessa, ao contrário da outra, é de despedida e não de "quebra do encanto". É simples também: um dia com neve, Haroldo convida Calvin para descer a ladeira de tobogã e já descendo,Calvin grita: "Explorar, explorar!" Algo assim.

Anônimo disse...

Ai... não gostei. Achei extremamente fria, tudo o que as tirinhas não eram.

Anônimo disse...

Fala Maurete, não sabia que você tinha um blog, cara! Parabéns, tá maneiro!!!! , Gabriel.

GiAlmérida disse...

Ai Mauro... fiquei mesmo triste. É linda e seria um desfecho perfeito, mas duro de mais para os leitores. Assim como anonimo ou anonima daí de cima eu quero ver qual é a última mesmo. bjs

Anônimo disse...

Ai amigo, muito dura essa tirinha... rs

Unknown disse...

Alice: Fria?? é tudo que ela não é! Pode ser DURA, DIRETA, mas fria não.

Gabriel: Fala Gabriel...

Ju: Pois é menina, duríssima! É um soco no estômago.

Denis Pacheco disse...

Adorei a tirinha! Já copiei pra mim, vou atrás da original. Ótimo blog!
Abs
Denis

Lica disse...

É,, e o Calvin cresceu. E como a maioria, quando cresce deixa de ter tempo para o que realmente importa

doeu ler essa tirinha,,, de verdade.

Anônimo disse...

Achei sutil o fato da volta a realidade , fazer o trabalho escolar, ser resovido com medicamento, algo muito atual para os anos 90, onde as práticas de medicamento para criaças nao era disseminada como hoje!
No mais achei um final dignissimo, perfeito pela beleza do traço e algo que combina perfetamente com os quadrinhos originais...os maiores fãs aceitariam como uma tirnha normal.

beijos maurao...saudades de ti
Emannuel

Zé Alexandre disse...

Bem, como um legítimo fã do Calvin, Haroldo, Susie, Capitão Spiff e cia. não gostaria de ter lido essa tira como a última em 1995, quando eu tinha apenas 11 anos! A última tira era o Calvin indo brincar na neve com o Haroldo, a infância dele continuou, nós que fomos "privados" de acompanhar as suas "trakinagens". O que nos restou foi reler todas novamente, but por uma jogada do destino, os livros que eu tinha, contendo todas as tiras que saíram pela Editora Cedibra (agora Conrad), foram perdidas no...Metrô!!! Pois é, o progresso científico deu "tilt"

Jay disse...

Eu vi uma outra tirinha no mesmo tema de "a última tirinha". O traço não é tão parecido com o original, como na que você publicou, mas ficou boa também.

Emerson Rickenbacker/RJ disse...

Lembro de uma que o "Spiff " estava pilotando uma nave e defendia a Terra contra uma invasão intergaláctica.

Quando, de repente, ouve-se uma voz: "Para de brincar com a sopa, Calvin ! " hahahaha....

Postar um comentário